terça-feira, 23 de outubro de 2012

Botas Natalinas - bordado em ponto cruz



No Brasil não há a tradição da botinha de Natal, por aqui ela é apenas mais um enfeite importado das tradições do Hemisfério Norte. Mas nos Estados Unidos e Europa o costume é levado a sério, e presentes são realmente colocados lá.
O primeiro país a
ter essa manifestação foi curiosamente a Holanda, mais precisamente a capital, Amsterdam.
Segundo a lenda, em tempos muito remotos, três jovens muito pobres que viviam em Amsterdam não podiam casar com seus amados por não ter dinheiro. Comovido e desejando não ser visto, São Nicolau, que mais tarde viria a ser conhecido em muitos países como Papai Noel, atirou algumas moedas pela chaminé da casa das moças e o dinheiro acabou caindo dentro de seus tamancos, que estavam próximos a lareira.
Desde então o costume se espalhou pela Europa e depois Estados Unidos com pequenas variações. Na Holanda, os tamancos hoje ficam à porta; já em Portugal que vai para a porta são os sapatos, nos Estados Unidos as meias é que fazem esse papel, penduradas sobre o local de original, a lareira; em muitos países os sapatos ficam próximos a lareira. Hoje a Bota de Natal remete ao próprio Papai Noel.
O interessante dessa lenda é que São Nicolau era um bispo da cidade de Mira, na Turquia, e até onde se sabe nunca passou pela Holanda.
No Natal o ideal é encher com doces para as crianças... Elas fazem a festa.


Botas bordadas em ponto cruz























Enfeites de Natal
Tamanho - 38 cm


Botas personalizadas com motivos Natalino bordado em etamine com ponto cruz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário